Mercado Livre de Energia

Publicada em 22/02/2017 com 32 pontos, Prata I

Em 18 de Janeiro de 2016, foi autorizado a cobrança do reajuste na tarifa de energia elétrica e o retroativo em todo o Estado do Amazonas. Segundo a Eletrobras Distribuição Amazonas, a partir do dia 20 de janeiro, os consumidores irão receber, gradativamente, a fatura de energia elétrica com o reajuste. Para os consumidores residenciais o reajuste é de 38,8%, e para os consumidores de Média e Alta Tensão o reajuste é de 42,55%.(Caso - PRODAM)

Para o pagamento do retroativo, a Eletrobras decidiu parcelar o valor em seis vezes. Segundo o órgão, as parcelas virão nas faturas emitidas a partir do dia 01 de fevereiro de 2016, sem juros e/ou multas.

Desta forma, o nosso desafio se tornou em encontrar uma solução para diminuir nosso valor pago na fatura de energia visto que este aumento na tarifa resultou em um aumento de 14% na nossa fatura de energia elétrica.

Depois de intensas pesquisas no campo de energias renováveis, racionamento de energia e entre outros, foi encontrado o Ambiente de Contratação Livre. O ACL como se chama nada mais é do que a compra de energia elétrica para PRODAM a partir de outros fornecedores brasileiros que estão espalhados em todo o território nacional. Essa ideia se tornou possível graças ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

Neste sistema, é possível realizar a compra de energia elétrica a partir de qualquer parte do país. Em contato com a empresa CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz) foi realizado um estudo para verificar o percentual de economia obtida caso a ideia fosse aderida. Em resposta, o percentual de economia  seria de 17%  do valor atual. A empresa estará realizando uma visita a Manaus durante o mês de Outubro e já foi convidada para realizar uma visita a PRODAM.

A empresa também estará dando sua opinião em outras possibilidades de redução de energia durante esta visita.

Peço o apoio a todos para que possamos verificar a segurança deste novo sistema e a viabilidade para que possamos economizar significativamente na fatura de energia elétrica da PRODAM.

Se fosse possível anexar estaria anexando aqui o estudo realizado.