Gamificação para o ambiente de trabalho

Publicada em 22/02/2017 com 26 pontos, Bronze II

Muitas vezes, nossas atividades de rotina costumam ser cansativas e desmotivantes. A sensação de que se faz a mesma coisa todos os dias, sem perspectiva de desafios ou de reconhecimento, ou de pelo menos um feedback, acaba por desgastar o colaborador e diminuir seu interesse em desenvolver coisas novas. A geração Y, principalmente, precisa estar sempre motivada, para ser retida em um local. Hoje, diferente dos pensamentos dos profissionais mais antigos, a realização profissional é mais importante do que a estabilidade.

A gamificação surgiu como uma ideia para trazer os principais elementos de jogos para outras atividades. Como disse o filósofo Bernard Suits: ¿jogar um jogo é uma tentativa voluntária de superar obstáculos desnecessários¿. Por que, então, gastamos tanto tempo com desafios desnecessários, mas que tanto nos atraem? A grande pergunta, feita pela primeira vez por Jane McGonigal, é: ¿Por que os jovens dedicam tanto tempo à jogos?¿, e outra pergunta derivada é ¿como aproveitar esses elementos para que possamos ter a mesma dedicação no mundo real?¿.

A resposta pode ser encontrada através da Gamificação, que aproveita conceitos como metas definidas, regras específicas e definidas, feedback constante e participação voluntária para tornar atividades do dia-a-dia mais desafiadoras e recompensadoras. Um exemplo prático, para ser aplicado na realidade da Prodam, é a gamificação do SGTI. Tarefas normais se tornariam desafios diários, com recompensas para aqueles que superam as expectativas. Como em um jogo, seu perfil acumula experiência, sobe de nível, recebe medalhas por ações excepcionais. Tarefas em grupo podem ser recompensadas de outras formas, para estimular a colaboração. Caso um colaborador apresente dificuldade em algo, pode-se rapidamente identificar necessidades de treinamento. A possibilidade de trocar pontos por recompensas reais (horas de folga, um item novo) estimulam o colaborador a sempre procurar mais. Lembrando que ¿gamificar¿ o SGTI não significa torna-lo um jogo, mas aplicar elementos comuns em jogos em outros setores. A ideia é que não se perceba que se trate de um jogo.

Um modelo já existente de gamificação pode ser encontrado no sistema web ¿Cool Center¿ (http://www.coolcenter.com.br/), um sistema de Call Center que aplica os conceitos de gamificação para estimular o melhor atendimento ao cliente. Outro bom exemplo, porém mais parecido com um jogo, é o Habitica (https://habitica.com), onde o objetivo principal do jogo é cumprir as tarefas do dia-a-dia, muito semelhante ao Kanban, porém recompensando o jogador por cumprir atividades e manter hábitos saudáveis.

Em resumo, a proposta é estudar e aplicar conceitos de gamificação em setores da Prodam. Cito como exemplo inicial o SGTI, que atinge a maioria dos colaboradores, mas a ideia pode ser aplicada em diversos outros exemplos.