Aplicativo de gestão de arborização urbana

Publicada em 22/02/2017 com 36 pontos, Prata I

Um dos graves problemas de Manaus é a precária arborização da cidade, o irônico de sermos uma cidade no meio da floresta amazônica é que se vê poucas árvores plantadas nas calçadas, nos canteiros públicos etc. Sabemos que as árvores ajudam os pedestres a caminharem confortavelmente pela sombra que fazem sobre o sol quente que assola nossa região, além de melhorarem a qualidade respirada do ar, visto retirarem da atmosfera parcelas de gás carbônico e expelirem oxigênio.

Propor à Prefeitura de Manaus e SEMMAS um software de gestão de arborização para auxiliar as políticas públicas de planejamento de arborização da cidade.

O software irá catalogar e monitorar cada árvore plantada nas áreas urbanas, com base num inventário, e ajudar o poder municipal a planejar as áreas que devem receber árvores e quais tipos de árvores são as mais adequadas para cada área. Além de manter o controle das necessidades de cada árvore para que se mantenha saudável mediante os fatores que podem prejudicar sua vida, como temperatura, falta de água, adubo, poda.

Esse aplicativo seria público e compartilhado entre cidadãos e empresas que queiram colaborar com a gestão da arborização da cidade, exemplo se existe um jardim num canteiro central, parque ou praça em frente ao meu estabelecimento ou residência, eu posso me voluntariar a molhar a árvores e plantas, a podá-las e adubá-las...

Existem grandes cidades que foram construídas em regiões desertas e áridas, mas que são incrivelmente arborizadas com plantas e árvores trazidas de diversas regiões do mundo e que se desenvolveram nessas regiões urbanas, mas claro, porque são devidamente podadas, aguadas, adubadas e planejadas, proporcionando beleza à cidade e qualidade de vida aos habitantes.