Placas eletrônicas nos pontos e dentro dos ônibus

Publicada em 22/02/2017 com 35 pontos, Prata I

Os usuários de ônibus não tem como planejar chegar pontualmente a um destino devido não saber o tempo exato em que seu ônibus vai chegar no seu ponto de espera ou quanto tempo estimado vai levar para chegar ao seu destino.

Oferecer à Prefeitura de Manaus e Superintendência Municipal de Transportes Urbanos o serviço de instalação de placas eletrônicas nos pontos de ônibus que informem aos passageiros o tempo de espera aproximado para o próximo ônibus, e dentro dos ônibus informando o tempo estimado para chegar ao seu destino.

Um equipamento GPS dentro do ônibus permite o monitoramento do veículo via satélite e a  sua localização exata na cidade. Um computador faz a transmissão dos dados para os painéis de mensagens instalados nos pontos de ônibus.

Já vi esses painéis funcionando em Belo Horizonte e Londres, mas acredito que já funciona em diversas cidades do mundo.

Isso permite que o usuário se planeje melhor pois ao saber que ainda tem uma margem de espera grande ou pequena dá para resolver outros assuntos otimizando seu tempo, exemplo passar numa lanchonete e pedir um lanche que vai sair em 5min já que seu ônibus vai passar em 8min.

Isso também ajuda o usuário a se localizar na cidade, pois saberá qual ponto da cidade está passando no momento do seu trajeto e em que ponto da cidade está localizada a parada do seu ônibus.