Idealize Ideias
Idealize v0.16.3 (2017-06-20)

Comunicação Aberta e Contínua de Resultados

Publicada em 22/02/2017 com 50 pontos, Prata II

Apresentação

Uma proposta para gerar mais engajamento e produtividade dos colaboradores.

Mudar a comunicação interna da empresa para transformar o ambiente de trabalho em um ambiente similar ao de uma empresa de vendas de produtos de alta

competitividade, como os de rede multi-nível - p. ex. herbalife, natura, hinode. Este ambiente também será similar às pequenas empresas que possuem

crescimento em larga escala (startups).

Nesta nova visão, todos os colaboradores saberiam em que os outros estão envolvidos, se veriam como um grande time atacando em diversas frentes e os

assuntos das suas conversas se dariam mais em torno desta grande disputa do que em torno de assuntos diversos à empresa.

A função da comunicação é contribuir para o alcance dos objetivos organizacionais (DEETZ e KERSTEN, 1983). Então, ela deve vincular as ações do dia-a-dia

da empresa ao seu planejamento estratégico. Deve deixar claro ao colaborador de que nenhum outro interesse está sendo focado, dia após dia, senão aqueles

que estão definidos no planejamento estratégico.

Em contrapartida, quando o colaborador percebe que não há um objetivo bem definido a pequeno, médio e longo prazo, ele teme que as suas ações não gerem os

impactos que ele espera, não gerando, por consequência, os resultados e o reconhecimento que ele tanto almeja.

Esta proposta assume a premissa de que os colaboradores que geram mais resultados são os que participam da composição do planejamento estratégico da

empresa, entendem bem os rumos que estão sendo tomados e sabem, com clareza, como aplicar os seus conhecimentos e a sua experiência para que a empresa

alcance tais objetivos.

Com um conhecimento maior dos objetivos do planejamento estratégico e da análise SWOT da empresa, o colaborador pode extrair o máximo de si e propor, ele

próprio, melhores de formas de explorar a si mesmo para alcançar tais objetivos. Esta abordagem de comunicação se diferencia muito da abordagem onde o

colaborador recebe apenas demandas de outrem para atingir objetivos que ele não conhece bem, pois, desta forma, ele não se apaixona e não se engaja

suficientemente.

http://openstartups.stefanini.com/recursoshumanos/facilitar-a-comunicacao-interna/
http://www.racecomunicacao.com.br/blog/quais-os-resultados-da-comunicacao-interna-de-sua-empresa/

Proposta


Com o apoio de todas as equipes da PRODAM, dividir o planejamento estratégico em objetivos anuais, semestrais e mensais. Sobre cada objetivo, traçar uma

meta mínima (a que se deve alcançar, obrigatoriamente), uma meta média (que é aquela que se espera alcançar, com base no histórico da empresa) e uma meta

máxima (que é aquela que significa um grande desafio e vai exigir muito da equipe).

Sobre as metas mensais, fazer kanbans ou quadros de tarefas por equipe, usando o aplicativo Trello ou um similar, compartilhando-os com toda a empresa.
Na ferramenta de kanban/quadros, toda a empresa poderá ver o avanço geral com relação às metas baseadas no planejamento estratégico.

Fazer workshops periódicos onde os órgãos do Estado (cliente e potencial cliente) vêm a PRODAM, ou mesmo na sua própria instituição, mostrar os problemas

que estão enfrentando na sua administração. COmunicar estes eventos e seus resultados nos canais de comunicação interna e em canais externos, quando for

cabível.

Comunicação interna: informar os esforços feitos e homenagear as pessoas que fizeram as equipes alcançarem as metas médias e máximas dos objetivos

traçados. Criar um histórico com os heróis e atos heróicos das equipes e colocar em uma área disponível na Intranet, também divulgando tais atos aos

clientes envolvidos, quando for o caso.

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Idealize v0.16.3 (2017-06-20)