Idealize Ideias
Idealize v0.16.3 (2017-06-20)

Evolução tecnológica em parceria com empresas, Universidades e Estado

Publicada em 22/02/2017 com 25 pontos, Bronze II

Apresentação

De temposem tempos, colaboradores da PRODAM participam de eventos em todo o Brasil e atémesmo no exterior e retornam a Manaus relatando casos de sucesso em diversasáreas de atuação e tecnologias que são interessantes à PRODAM.

Nestasocasiões, sempre se observa uma certa dificuldade, natural, para a PRODAMacompanhar o crescimento do mercado e trazer para o Amazonas o estado-da-arteem tecnologia da informação.

Acrescenta-se a esta dificuldade a necessidade apresentada, constantemente, pelos clientes, à PRODAM, de soluções que exigiriam um esforço maior do que a PRODAM suporta atualmente.

Propõe-se, nesta ideia, uma tentativa de aceleração da captação de conhecimentos e produtos da PRODAM, com base no contexto tecnológico atual:  é muitocomum, atualmente, a realização de encontros virtuais e congressos de temas enichos específicos abertos a empresas, Universidades e ao público em geral,como, por exemplo, congresso sobre segurança da informação, qualidade desoftware, mineração de dados, dentre outros. Por fim, no ambiente de pequenasempresas tecnológicas (startups), vê-se, já com uma certa frequência, arealização de encontros entre profissionais brasileiros e entre brasileiros eamericanos, até mesmo do Vale do Silício, indianos e de outras nacionalidadescom grande desempenho em negócios da área de tecnologias.

Também temsido observada, nos últimos anos, uma tendência de maior interação entre ospaíses, inclusive no Brasil, e até em Manaus, com frequentes visitas derepresentantes de outros países conversando com o Governo e também,diretamente, com os empresários locais.

Por fim,diversos eventos regionais, como o FIAM 2015, tem ocorrido no Amazonas, onde asUniversidades, as indústrias e o Estado conversam para acelerar a evoluçãotecnológica das empresas e do Estado.

Todos estescenários mostram à PRODAM uma oportunidade de acelerar o seu crescimentotecnológico, de uma forma que não era possível há alguns anos. Para isto, énecessário planejar um calendário de eventos com a colaboração de todos osfuncionários, em suas áreas de interesse e atuação, e articular ou fortalecercontatos com outras instituições para que estes eventos aconteçam.

Como benefícioesperado sobre este estreitamento de relacionamento entre parceiros, ainda há apossibilidade de realização de projetos em cooperação, proporcionando umamelhor relação entre custo e benefício para todos os envolvidos.

- Valores aentregar ao parceiro:

 Oferecer aexperiência da T.I do Estado.

 Aumentar aautoridade do parceiro (aluno ou professor) no mercado, tornando-o conhecido.

 Possibilitarprojetos que tragam captação de recursos de diversas fontes de investimento,públicas e privadas. Tais projetos também beneficiariam o Estado.

 - Valores areceber dos parceiros:

 Conhecimentoem tecnologia, na forma de consultoria, workshops e colaboração prática.

 Mão-de-obrapara projetos estratégicos, que são o foco da PRODAM.

 Possibilidadede ter produtos estratégicos - p. ex., softwares de ponta - com menor custo do que se fossem adquiridosprontos.

 Possibilidadede captar recursos de programas voltados a startups, recursos de editais dogoverno, de agências de pesquisa e de empresas privadas. Em soluções quebeneficiam a área privada e pública, o custo do projeto poderia ser divididoentre ambas as iniciativas. 


Proposta

- Verificar a viabilidade jurídica desta proposta e ajustá-la.- Definir setores que irão atuar em cada etapa do processo, à primeira vista, diretorias, DINOV, DTREI e comunicação.*- Em períodos a serem definidos, menores que 6 meses: Enumerar áreas de interesse em tecnologia da PRODAM. Enumerar conhecimentos e experiências dos colaboradores que são úteis às estratégias da PRODAM, mesmo que necessitem ser aperfeiçoados. 

-Definir setores que irão atuar em cada etapa do processo. À primeira vista,diretorias, DINOV, DTREI e comunicação.    

-Em períodos a serem definidos, menores que 6 meses: 

Enumeraráreas de interesse em tecnologia da PRODAM e de outros órgãos do Estado (por meio do Idealize e outras comunicações PRODAM-Estado).

Enumerarconhecimentos e experiências dos colaboradores que são úteis às estratégias daPRODAM, mesmo que necessitem ser aperfeiçoados.

A todo tempo: 

 - Sondar parceiros para interação: contactar Ufam, UEA e universidades particulares que tenham cursos do ramo da informática. 

Sondar instituições governamentais de tecnologia ou de atividades-fim que estejam aplicando tecnologias inovadoras. 

Sondar empresas privadas. 

Sondar governos, empresas e talentos (freelancers/estudantes) de outros países. 

 - EVENTOS: Havendo interesse de um parceiro, sondar temas de interesse mútuo, para eventos. Por ex.: desenvolvimento mobile, automação, rede de sensores, algoritmos de otimização, reconhecimento de padrões em imagens e sons. 

 - Agendar eventos para troca de conhecimentos - estes podem ser realizados com qualquer número de pessoas, até mesmo uma de cada instituição. 

 - PROJETOS: verificar demandas de projetos nas áreas que são objeto da parceria. A demanda pode vir da iniciativa privada, pública ou de ambas. 

 - Sondar interesse de investidores externos, não clientes do projeto, inclusive, pessoas físicas, por meio de "crowdfunding". 

 - Com o projeto elaborado, buscar a concretização e execução (gerenciamento) dos contratos dos projetos. 

 - A execução ou gerenciamento desta sempre irá envolver pelo menos um colaborador da PRODAM, com interesse na área do projeto. 

 - Estabelecer métricas de sucesso deste programa - retorno do investimento, etc. Monitorá-las em um período a ser definido - ex. mensalmente.


add Nova ideia!
Idealize v0.16.3 (2017-06-20)