Idealize Ideias
Idealize v0.16.3 (2017-06-20)

Sorriso Manauara

Publicada em 28/09/2017 com 27 pontos, Bronze II

Apresentação

A saúde bucal da população brasileira mesmo tempo apresentado níveis de melhora nos últimos anos, ainda enfrenta grandes problemas como o tártaro, doenças na gengiva, mau hálito, tratamento de canal, e até mesmo o câncer de boca. A cárie é a sua principal vilã. 

Um estudo realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) aponta que o brasileiro troca de escova de dentes em média a cada 18 meses. 

De acordo com o Jornal Odonto: "outro problema grave é com relação ao câncer bucal. A cada ano, cerca de 14 mil brasileiros vão apresentar a doença e quatro mil deles irão morrer. As principais causas associadas a essa doença são hábitos nocivos como elevado nível de ingestão de álcool, uso de qualquer tipo de fumo, má alimentação, próteses mal adaptadas e excesso de sol, entre outros". (matéria publicada em 2015)

Na maioria dos casos, procura-se um dentista quando algo não está bem, seja por uma dor dentária, ou por que um dente quebrou ou uma prótese se soltou, dentre outros sofrimentos. 

Sabe-se que os colaboradores da Prodam podem aderir a um plano odonttológico oferecido pela empresa, mas a visita ao odontologista fica a cargo do próprio colaborador. 

Atualmente, não há um programa de prevenção que possa orientar tanto os colaboradores quanto seus familiares sobre a importância da saúde bucal.

Proposta

Diante disso, propõe-se estabelecer um programa centrado na promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos colaboradores (e seus familiares), evitando que estágios avançados de doenças bucais sejam instalados, como também minimizar os altos custos desse tipo de tratamento. 

O programa de prevenção pode ofertar orientações sobre técnicas de escovação, utilização de fio dental, doenças bucais e tratamentos, planejamento de revisões bucais, auto-exame da boca etc. É interessante a presença de profissionais da área, como dentistas e cirurgiões visando consultas, palestras e orientações em geral. 

O programa pode ser apresentado no Dia Mundial de Saúde Bucal realizado em 20 de Março, ou ainda no aniversário da empresa ou em uma data que se julgar mais adequada para a empresa. 

add Nova ideia!
Idealize v0.16.3 (2017-06-20)