Idealize Ideias
Idealize v0.16.3 (2017-06-20)

Aplicativo para cadastro de doadores e receptores de sangue

Publicada em 29/06/2017 com 21 pontos, Bronze I

Apresentação

É comum recebermos via whats app apelos por doadores de sangue para atender um paciente necessitado, a mídia costuma sempre publicar a necessidade de doadores no HEMOAM. Há inclusive lei municipal que dá o benefício aos doadores de sangue de pagarem meia entrada em eventos culturais e esportivos. Portanto, temos a oportunidade de oferecer ao HEMOAM um aplicativo de cadastro e receptores de sangue.

Proposta

Os receptores ao serem cadastrados manteriam uma estatística de quantos tipos sanguíneos estão críticos, necessitando de doações urgentes, como também quais tipos estão com estoque razoável.

O app também faria o agendamento da doação e o cadastro do doador para evitar as filas enormes na recepção do HEMOAM, essas lotações ocorrem em vésperas de grandes eventos em que a mídia divulga um número maior de acidentes como feriados, carnaval...

Ele também teria o questionário da triagem para a pessoa responder e saber se está apta ou não a doar, visto que muitos candidatos à doação são inaptos a doar no momento da triagem, por não saberem por exemplo que se tiverem frequentado área rural no intervalo de 1 mês estão impossibilitados de doar devido o risco de estar infectado com dengue ou malária.

O app também pode fornecer a carteirinha virtual de doador que estaria sempre atualizada a cada doação, visto que a caderneta de doador atual, é passível a extravio.

Além de informações para esclarecer qualquer dúvida ou mito sobre a doação, visto que o número de doadoras do sexo feminino é muito abaixo que o de doadores do sexo masculino, uma das causas é a de que as mulheres justificam a menstruação como perda de sangue regular e que por isso não estariam aptas a doar.

O app pode ser contratado pela Fundação HEMOAM, ou pela SUSAM, o valor mensal pode ser calculado a cada doador cadastrado e que efetuar a doação. Podendo-se cobrar uma média de R$ 2,00 por doador, assim, no caso de no mês tiver 5.000 cadastrados que forem doar, a PRODAM faturaria R$ 10.000,00.

add Nova ideia!
Idealize v0.16.3 (2017-06-20)