Idealize Ideias
Idealize v0.16.3 (2017-06-20)

Transporte Fluvial

Publicada em 29/03/2017 com 21 pontos, Bronze I

Apresentação

O transporte fluvial é considerado o meio de transporte mais importante seja de pessoas ou mercadorias na região amazônica. O meio permite a conexão entre a capital, os municípios, comunidades, zonas rurais, ribeirinhos e outros estados. 

A Advocacia e Consultoria em Trânsito e Transporte Público informa que na Amazônia, o transporte de passageiros por via fluvial movimenta 14,5 milhões de passageiros por ano. Este número envolve tanto os moradores da região quanto os turistas que fazem uso desse recurso para conhecer e explorar a região. 

A segunda edição do Encontro da Indústria Naval ocorrido em 2015 abordou as fragilidades do transporte fluvial e foi destacado a importância de medidas efetivas para solucionar ou minimizar as dificuldades enfrentadas por este meio de transporte, como insegurança e ineficiência do transporte fluvial. O encontro destacou que "o passageiro é o bem mais precioso que transportamos, porque as embarcações levam vidas".

É neste contexto, que a Prodam mediante sistemas de informação pode colaborar tanto com o governo do Estado no planejamento e desenvolvimento da indústria naval no Amazonas, quanto com o cidadão comum que tem neste meio de transporte seu principal recurso de locomoção.

Não existe um aplicativo ou sistema de gestão para este fim, atualmente a aquisição de passagens ou consultas dos transportes fluviais são feitas na embarcações ou agências portuárias sem um sistema de informação do Estado. Este é um mercado com significativas oportunidades de negócios a ser explorado com pioneirismo pela Prodam.  

Proposta

Ofertar um sistema de passagens para o transporte fluvial no Estado do Amazonas, identificando as embarcações legalizadas, suas rotas, capacidade máxima, equipamentos de segurança (como quantidade de coletes salva-vidas), registro e homologação na marinha brasileira, tripulantes, serviços de viagem, itinerário, acomodações, valor da passagem, dentre outras informações necessárias. 

Adicionalmente, pode oferecer em um primeiro momento um aplicativo para mobile para consultas e rotas das embarcações visando o cidadão comum e os turistas que frequentam a região. E posteriormente, uma extensão para um sistema efetivo de passagens de transporte fluvial.


add Nova ideia!
Idealize v0.16.3 (2017-06-20)