Idealize Ideias
Idealize v0.16.3 (2017-06-20)

Sistema de passagem de ônibus através de beacons (iBeacon)

Publicada em 11/04/2017 com 16 pontos, Bronze I

Apresentação

Beacons são dispositivos que permitem a troca de informações através do protocolo bluetooth de baixo consumo de energia. São pequenos e com baixo custo financeiro. Permite o desenvolvimento de várias soluções dentre as mais comuns são os anúncios para os usuários de smartphones.

O transporte coletivo é o meio de locomoção mais usado nas zonas urbanas. Logo, as secretarias de transporte evoluíram seus sistemas de passagens para os habituais cartões magnéticos (mais conhecidos como "carteirinhas"). Seu funcionamento é comum. O sistema abastece os créditos no cartão e, ao entrar no ônibus, é descontado o vale de seu crédito.

Durante alguns anos alguns problemas foram detectados em relação à fraudes dos cartões. E há também a dificuldade de encontrar pontos de abastecimento dos créditos, não apenas para os beneficiários dos cartões estudantis e profissionais, como aqueles que possuem cadastro no Sinetran.

A segurança dos cobradores em relação aos valores transportados dentro do ônibus é um outro agravante.

E se houvesse a possibilidade de usar um sistema online em que o usuário debitasse automaticamente o valor do transporte ou usar os créditos diretamente de seus dispositivos móveis? E se ainda pudessem acompanhar o saldo de seus créditos?

Proposta

Através de um aplicativo móvel o usuário do transporte urbano poderá pagar a passagem por créditos disponibilizados pela rede do Sinetran, semelhante ao já utilizado pela atual carteira de estudante ou do profissional. Contudo, o sistema permitirá não apenas a inclusão de crédito, mas pagamento no momento do embarque, acompanhamento dos custos com transporte por meio de relatórios.

Todo o processo será automatizado através do Beacon instalado na catraca do ônibus que enviará as informações para o dispositivo do usuário que, por sua vez, confirmará o débito dos créditos acumulados ou no cartão de crédito ou através de outra forma de pagamento (como débito automático, por exemplo).

O serviço trará oportunidade de negócio para revendedores de hardware interessados no software produzido.

add Nova ideia!
Idealize v0.16.3 (2017-06-20)